O Pior Cego é o Que Não Quer Ver

imagem ©Dran

Negação da Atual Realidade

Eeepaaa! Pera ai! Um cego que não quer ver? É pior que um surdo que não quer ouvir, né? Ou um mudo que não quer falar! Claro! É exatamente como está escrito, de uma forma subjetiva. Vamos explicar melhor. Primeiro, é um famoso ditado popular que sabe-se lá de onde surgiu. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar e é, com certeza, meu ditado predileto que, claramente, indica um comportamento de defesa de pessoas que tentam negar nossa Atual Realidade. Segundo o IPE ( Instituto de Pesquisas Evolutivas ), este comportamento indica uma Negação da Realidade: “Negar é esconder de si mesmo a possibilidade de aprender com o erro e evoluir.”

Negar, na minha visão, é opor-se a si próprio, quando em momentos de estresses do qual todos nós passamos, alguns recusam-se a “ver” o que realmente acontece em nosso cotidiano. Podemos citar o exemplo do alcoólatra. Um sujeito apegado à bebida que, estressado, perdendo emprego, família, e até mesmo, a dignidade, não admite e nem quer “ver” que tem problemas com a bebida. Recusa-se a admitir seus problemas emocionais. Leia o post: Sou Alcoólatra. Não consigo parar de Beber!

Um médico canadense aborda muito bem isso na BBC News: ‘Vícios têm origem em traumas e não estamos atacando as causas do problema’

“Negar a realidade pode trazer problemas sérios para a evolução do homem.”

Notícias e Informações Falsas

Não queremos deixar de “enxergar” alguns aspectos de nosso cotidiano, como um morador de rua ou um noticiário vulgar e tendencioso de alguns programas de televisão, com violência, mortes e tragédias no mundo. Podemos, talvez, tentarmos evitar ao máximo, abrir uma canal ao nosso subconsciente e evitar certos traumas. Quem sabe?

Negação: O que fazer?

Em relação à noticiários de tragédias, violência e mortes, o que poderíamos fazer para tranquilizar estas pessoas, seria uma oração, com pensamentos altruístas para seu conforto e tranquilidade. Alguns de vocês, poderão discordar, claro, vivemos em um país “democrático”? Porém, ninguém poderá me impedir de inclui-los em minha lista de “cegos que não querem ver.”

Um dos indícios de comportamento do “cego que não quer ver ” é acreditar em notícias e argumentos falsos.

Podemos melhorar isso?

Por que não? Podemos melhorar sim. Como? Aprender a ouvir, já é um começo. Usando nossos sentidos objetivos com mais imparcialidade e tolerância, buscando sempre uma causa maior para os problemas, com profundidade e muito diálogo. Preocupar-se menos com “o que está errado” e perguntar-se mais com “o que está acontecendo”?

Causas Fundamentais

Por que, alguns de nós, recusam-se a enxergar certos fatos? Não estamos falando de formação religiosa ou política, nem de assuntos abrangentes, como educação, economia, entre outros. Estamos abordando o simples. Fatos simples que podem nos ajudar a melhorar nossa visão de mundo. Um exemplo simples: Notícia que ouço sistematicamente à anos. “Os acidentes nas estradas, causam mais de 30, 40, 50 mil mortes em nosso país.” Isto em 1 Ano! Imagine! Muitos dirão que as causas são variadas: Imprudência, bebida alcoólica, cansaço ou “a culpa é dele!” Qual é a causa fundamental do problema? Opa, alguém corajoso pode levantar a mão e dizer: É o carro! O que? O carro? O automóvel?, aquela coisa linda que tenho na garagem? Ahhh não. Meu carro é super-hiper-seguro!!! Sei…sabemos…

De acordo com a OMS, O Brasil fica atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia, em índice de acidentes com mortes no mundo.

Gostaríamos de estender este assunto por mais uns 50 parágrafos. Considerando que você, leitor, seja um dos “cegos que querem ver”, obviamente, já entendeu o que foi dito em relação à nossa Atual Realidade, quanto aos fatos.

Spread the love
  •  
  •  
  •  

0 comentário sobre “O Pior Cego é o Que Não Quer Ver

Os comentários estão fechados.