
Negação da Atual Realidade
Eeepaaa! Pera ai! Um cego que não quer ver? É pior que um surdo que não quer ouvir, né? Ou um mudo que não quer falar! Claro! É exatamente como está escrito, de uma forma subjetiva. Vamos explicar melhor. Primeiro, é um famoso ditado popular que sabe-se lá de onde surgiu. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar e é, com certeza, meu ditado predileto que, claramente, indica um comportamento de defesa de pessoas que tentam negar nossa Atual Realidade. Segundo o IPE ( Instituto de Pesquisas Evolutivas ), este comportamento indica uma Negação da Realidade: “Negar é esconder de si mesmo a possibilidade de aprender com o erro e evoluir.”
Negar, na minha visão, é opor-se a si próprio, quando em momentos de estresses do qual todos nós passamos, alguns recusam-se a “ver” o que realmente acontece em nosso cotidiano. Podemos citar o exemplo do alcoólatra. Um sujeito apegado à bebida que, estressado, perdendo emprego, família, e até mesmo, a dignidade, não admite e nem quer “ver” que tem problemas com a bebida. Recusa-se a admitir seus problemas emocionais. Leia o post: Sou Alcoólatra. Não consigo parar de Beber!
Um médico canadense aborda muito bem isso na BBC News: ‘Vícios têm origem em traumas e não estamos atacando as causas do problema’

Notícias e Informações Falsas
Não queremos deixar de “enxergar” alguns aspectos de nosso cotidiano, como um morador de rua ou um noticiário vulgar e tendencioso de alguns programas de televisão, com violência, mortes e tragédias no mundo. Podemos, talvez, tentarmos evitar ao máximo, abrir uma canal ao nosso subconsciente e evitar certos traumas. Quem sabe?
Negação: O que fazer?
Em relação à noticiários de tragédias, violência e mortes, o que poderíamos fazer para tranquilizar estas pessoas, seria uma oração, com pensamentos altruístas para seu conforto e tranquilidade. Alguns de vocês, poderão discordar, claro, vivemos em um país “democrático”? Porém, ninguém poderá me impedir de inclui-los em minha lista de “cegos que não querem ver.”

Podemos melhorar isso?
Por que não? Podemos melhorar sim. Como? Aprender a ouvir, já é um começo. Usando nossos sentidos objetivos com mais imparcialidade e tolerância, buscando sempre uma causa maior para os problemas, com profundidade e muito diálogo. Preocupar-se menos com “o que está errado” e perguntar-se mais com “o que está acontecendo”?
Causas Fundamentais
Por que, alguns de nós, recusam-se a enxergar certos fatos? Não estamos falando de formação religiosa ou política, nem de assuntos abrangentes, como educação, economia, entre outros. Estamos abordando o simples. Fatos simples que podem nos ajudar a melhorar nossa visão de mundo. Um exemplo simples: Notícia que ouço sistematicamente à anos. “Os acidentes nas estradas, causam mais de 30, 40, 50 mil mortes em nosso país.” Isto em 1 Ano! Imagine! Muitos dirão que as causas são variadas: Imprudência, bebida alcoólica, cansaço ou “a culpa é dele!” Qual é a causa fundamental do problema? Opa, alguém corajoso pode levantar a mão e dizer: É o carro! O que? O carro? O automóvel?, aquela coisa linda que tenho na garagem? Ahhh não. Meu carro é super-hiper-seguro!!! Sei…sabemos…

Gostaríamos de estender este assunto por mais uns 50 parágrafos. Considerando que você, leitor, seja um dos “cegos que querem ver”, obviamente, já entendeu o que foi dito em relação à nossa Atual Realidade, quanto aos fatos.
AMJ disse:
É isso aí brother tá se superando hein parabéns pela paciência em escreveu esses textos
atualrealidade disse:
Ok. Obrigado AMJ. Abraços
atualrealidade disse:
Ok. Obrigado AMJ. Abraços